segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Desabafo de mãe...

Agora vou falar sobre um assunto que se tornou um pouco delicado: A alimentação da Isabelle!!

Na consulta de 8 meses da Isabelle, foi conversado um pouco sobre a alimentação da Isabelle. O médico orientou que a comida com sal fosse oferecida amassadinha no garfo (eu estava passando no mixer) e que não fosse oferecido, por hora, vitamina. Segundo ele, ela está conhecendo os sabores das frutas agora e a vitamina como mistura fruta com leite poderia confundí-la, assim como oferecer a vitamina corre o risco de ser um porção mais generosa. Tentei argumentar... não adiantou...

Saí da consulta me sentindo a pior das mães... Achando que fazia tudo errado... Não fiquei satisfeita (estou sendo generosa, eu fiquei iradissima!!!) e nem concordei com algumas coisas que ouvi!!!

Li esta frase outro dia, resume exatamente aquilo que penso:

"Faça o que dita o seu coração. Seu instinto de mãe é mais importante que mil teorias juntas. As teorias podem cair em desuso por ficarem fora de moda ou por serem equivocadas. O instinto materno é o mesmo a centenas de anos. Ninguém no mundo pode ser, para o seu filho, melhor mãe que você". (Dr. Zalman Bronfman)

Eu até estou tentando seguir a orientação do médico sobre a comida amassadinha. Mas isso está sendo um tormento para a Isabelle. Estipulei um prazo para ela se adaptar: uma semana. Confesso que está sendo difícil... Sofro mais que ela na comida com sal. Minha pequena que adora comer, agora enguia, chora e vejo a hora minha pequena vomitar (só ainda não o fez, porque assim como o pai, ela tem uma certa dificuldade). Ela que comia muito bem a sopinha, agora não come mais que sete colheradinhas e com muito sacrificio, mesmo o DVD da Galinha Pintadinha rodando 3 vezes!! Sábado, depois de 45 minutos tentando fazer minha filha comer, desisti e passei no mixer. Isabelle comeu tudo em menos de 10 minutos.

Vou continuar tentando... com o coração na mão, rezando para que ela se adapte, mas se isso não acontecer... paciência!! Não vou traumatizar minha filha, nem tirar dela o prazer de comer, por orientações médicas. Ele pode ser o médico, ter o conhecimento, eu até entendi os beneficios, mas neste caso, temo que o ônus seja maior que o bônus. E quanto a questão do desenvolvimento da fala, palato, ou o que quer que seja, vai acontecer de qualquer forma, talvez só não ocorra tão depressa.

Quanto a vitamina.... Depois de muito refletir, decidi: Isabelle vai continuar tomando!!!

Só pra deixar registrado: saí da consulta me sentindo péssima, um trapo de mãe, mas a Isabelle com seu sorriso lindo me deu uma resposta: ela é feliz e saudável. Acho que meus pecados foram perdoados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário