terça-feira, 31 de outubro de 2017

Halloween

Halloween - All Hallows' Eve, em tradução livre: véspera de dia de todos os santos! Festa cristã, criada pelo papa no século VIII.
Um dos hábitos mais característicos dessa festa envolvia crianças, elas passavam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório. Daí a origem da brincadeira: doces ou travessuras.
No século 18, um festival celta (pagão) comemorava o fim do verão, dias de Deus (sol) e da colheita, na noite de 31 de outubro. O ano novo começava em 1° de novembro, e junto dele a chegada da temporada de fome, frio e mortes, devido ao inverno. Com o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam a colheita, a festa era cercada por figuras bizarras e estranhas, e as pessoas se fantasiavam. Para afastar as "almas penadas" que poderiam vir atras dos vivos, os celtas deixavam abóboras nas portas e indicativos de que a casa estava abandonada. E saiam todos para celebrar numa noite com muitas fogueiras (usadas para queimar o joio, como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas ou para combater doenças). Era uma maneira de tentar enganar a morte.

Texto: Lívia Lins Torquilho
#devaneiosdelivia

#culturainútil #masébomsaberparanãosairporaífalandobesteira #chegadetantaintolerância #diadasbruxassim #masaorigeméoutra #bemdiferente

Nenhum comentário:

Postar um comentário